Dai a Deus o que é de Deus.

Mateus 22:15-22



          Muitos devem se perguntar.
          Como surgiu a Comunidade?



VEJAMOS ENTÃO A HISTÓRIA:

Comunidade Sagrada Família
Núcleo Rural Ponte Alta Norte

          Origem da Comunidade

          No início do ano de 1998, a então diretoria da extinta Associação dos Produtores Rurais de Ponte Alta Norte recorreu ao senhor Teodomiro, membro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Setor Oeste-Gama, no sentido de conseguir um padre para celebrar missas na comunidade.
           
          Em meados daquele ano, o recém-chegado no Gama, Padre Euclides Gonçalves Ferreira, foi designado para atender dos membros católicos da comunidade. 
          Inicialmente, era celebrada uma missa por mês, no centro comunitário da associação. Nascia, naquela ocasião, a Comunidade Sagrada Família. 
          Seguiram-se as celebrações (sem regularidade), até que, no início do ano de 2003, um grupo de senhoras integrantes da Legião de Maria, percorreu a localidade no sentido de conseguir a doação de um terreno, em local adequado, para construção de uma capela.


---------


          Origem da Capela Sagrada Família


        
          O casal Jonas e Cecília dispôs-se a doar uma parcela da sua chácara, à margem da Rodovia DF 457 – km 3, para instalação da capela pretendida. Na mesma ocasião, por decisão do Pe. Euclides, foi designado o casal Aquelino e Maria Cândida para coordenar a construção e implantação da capela, que teve origem com o lançamento da pedra fundamental, no dia 1º de março de 2003, com a celebração de uma Missa presidida por Dom Jésus, de saudosa memória, bispo auxiliar da Diocese de Brasília, e concelebrada pelo Pe. Euclides.

          A partir do lançamento da pedra fundamental, intensificaram-se os esforços no sentido de angariar, junto à comunidade, os recursos para dar início à construção da Capela Sagrada Família, afiliada da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

          Enquanto se tomavam as providências para o início da construção, eram celebradas missas na varanda da chácara do senhor Jonas, no segundo e quarto sábado de cada mês. Logo que foram erguidos os pilares de concreto e colocado o telhado, mesmo em condições precárias, as missas passaram a ser celebradas no próprio local, em todos os sábados, às 16h, como permanece acontecendo nos dias atuais.




Linha do Tempo:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11


Capela  Sagrada Família




Fim